terça-feira, 14 de novembro de 2017

AQUARIOFILIA

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Enganam-se quem acredita que a pratica de criar peixes em tanques ou lagos artificiais, é algo da vida moderna. Há indícios de que os egípcios foram os primeiros seres humanos a terem a idéia de manter peixes em aquários, isso porque foram encontrados em sarcófagos e tumbas desenhos e frases dando a entender que essa prática já existia. Não se sabe se a idéia era somente para ornamentação ou para a simples alimentação, afinal de contas um tanque cheio de peixes não deixa de ser um grande estoque de alimento.

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Deve ter sido mais ou menos na mesma época, final do século XIX, que a aquariofilia começa no Brasil, não há registros precisos de quem e quando, mas há fortes indícios. Os índios brasileiros não criavam animais para abate, mas para companhia. Peixes, entretanto, eram armazenados em grandes cestos à beira dos rios, estes sim, eram mantidos para alimentação. Mas a vocação do índio brasileiro em manter animais pelo prazer de sua companhia já era notória.
HOJE......
 Devido às diversas alterações do meio ambiente, tais como, alterações dos cursos de água, poluição e pesca excessiva, expansão das fronteiras agrícolas, surgiu a necessidade de se cultivar as espécies em cativeiro, o que recebe o nome de aquicultura, e se tornou o maior responsável pelo abastecimento do comércio do aquarismo.
Apesar da pesca de peixes ornamentais ser considerada uma das atividades extrativistas mais ambientalmente sustentáveis, se comparada com a extração de madeira ou mineração, por exemplo, ela corre um sério risco de “extinção”. A alta mortalidade dos peixes desde a captura até o destino final e a competição com peixes produzidos pela aqüicultura são os principais fatores para a diminuição do comércio de peixes capturados.
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O IBAMA tem feito várias tentativas para normalizar o comércio de ornamentais, elaborando portarias, a qual regulamenta a captura e a comercialização de algumas espécies de peixes ornamentais.L ança a portaria (MMA Nº 13), de 9 de junho de 2005, com 180 espécies. Em instrução normativa publicada recentemente (número 203, de 2008), a lista foi atualizada para 254 espécies de peixes de águas continentais passíveis de captura para fins ornamentais.
A biologia compreende o estudo da vida como as interações dos organismos vivos entre si mesmo e com o ambiente em que vivem.Neste cenário, uma ferramenta que pode ser utilizada para este tipo de metodologia é a modelagem de ambientes como o aquarismo, que consiste na montagem de um aquário que simule o ambiente natural, como um rio, com diferentes espécies, tanto animais quanto vegetais. O uso desta estratégia, além de tornar o estudante um protagonista na construção do conhecimento, proporciona o desenvolvimento de habilidade e competência a partir de uma situação de ação-reflexão-ação.
O aquário como ferramenta de aprendizagem pode possibilitar aos alunos uma maior interação com o conteúdo estudado, dessa maneira a memorização de conteúdos debatidos e compreendidos pelo estudante é completamente diferente daquela que se reduz em decorar textos que posteriormente são cobrados em provas.
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O aluno pode com a prática da Aquariofilia:
  • Aprender sobre temas importantes, como qualidade da água e preservação dos mananciais da região, anatomia, cadeia alimentar, espécies ameaçadas de extinção, todos assuntos ligados a vida aquática e sua importância.

  • Favorece a conscientização dos estudantes, bem como a crítica e  reflexão, fazendo-os mais atuantes em sociedade, capazes de reconhecer a necessidade de mudança em alguns hábitos, para que seja mantida a convivência em sociedade e a busca por solução para possíveis problemáticas.
  • Ciclo da água, que é constante nos rios, lagos e mares;
  • Propriedades da água, como nível de acidez, temperatura:
  • Ex: comparar água da torneira com água do rio e verificar nível de amônia e cloro;
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  • Função de cada parte do organismos


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O professor de Biologia e Ciências trabalhando junto com seus colegas de outras disciplinas podem:
  • Matemática calcular o volume de água que caberia dentro do aquário quando o mesmo estivesse completamente cheio.
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  • Na disciplina de Química  apresentar e discutir com os alunos sobre o potencial hidrogeniônico (pH);
  • Resultado de imagem para química PH
  • Física, investigar quanto tempo que uma bomba levaria para circular a água do aquário por completo, relação de tempo de velocidade;
  • Na área da Biologia sobre a fauna e a flora que pode ser encontrada dentro de um aquário:
  • Pesquisar as espécies de plantas aquáticas mais adequadas para o ecossistema que estavam criando;
  • Fotossíntese:
  • Se a planta precisa de luz para se alimentar e dar oxigênio para os peixes, então o aquário também vai precisar de iluminação;
    • Para reproduzir o fundo de um rio, com pedras, plantas e o cascalho de água doce.
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Assim todos contribuiriam no desenvolvimento de uma consciência de preservação ambiental e das espécies de peixes, além da formação crítico/cidadã de seus alunos.






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