quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Novas Metodologias Aplicadas ao Ensino de Zoologia, Com Foco nos Peixes Ornamentais

Em Projeto intitulado Percepção dos estudantes acerca das Novas Metodologia aplicadas ao Ensino de Zoologia, com foco nos Peixes Ornamentais, em uma Escola em Frei Martinho - PB, desenvolvido com alunos do 1, 2 e 3 ano do ensino médio, foram aplicadas metodologias que são consideradas inovadoras, visto que muitas escolas e professores ainda se utilizam de práticas consideradas antigas e pouco eficaz na construção do conhecimento de seus alunos nos dias atuais, em que a tecnologia e as mídias sociais atraem mais atenção dos jovens e  os desconectam do real aprendizado.
Diante disso, tanto escolas como professores se vêem com a tarefa de inovar suas metodologias a fim de, trazer seu alunado para dentro de sua aula e prática didática, de maneira que desenvolvam suas habilidades e construam seus conhecimentos. Uma das alternativas é usar o avanço tecnológico em favor da prática educativa, chamando a atenção do aluno, diversificando suas aulas, tornando-as prazerosa, tanto para o aluno como para você professor em proporcionar uma boa aula.


Dessa forma, e como o objetivo do projeto era perceber qual a percepção dos alunos da E. E. E. M. Prefeito Aguitônio Dantas sobre essas Novas Metodologias aplicadas ao ensino de zoologia, com foco nos peixes ornamentais, questionários foram aplicadas no início e após a realização de algumas atividades. Os aluno também tiveram aulas expositivas que tratavam de assuntos ligados a classificação, diversidade de peixes ornamentais, a prática da aquariofilia e o uso da internet e das mídias, a exemplo do blog, no ensino de zoologia.
Logo após, os alunos do 1 ano do ensino médio foi aplicado um filme "Procurando Nemo" ,no qual trata do problemática do ambiente aquático, vivido pelas espécies de peixes ornamentais, em especial o peixe Nemo  que é capturado. E em seguida, os alunos tiveram que montar um quebra-cabeça e responder a um coquetel, referente ao filme, e responder ao questionário final, que assim, verificava qual o aprendizado sobre essas metodologias e temática do estudo.

 


Aos alunos do 2 ano, além das aulas expositivas a metodologia aplicada teve como foco a prática da aquariofilia, onde pode ser trabalhada questões de interdisciplinaridade e educação ambiental. Com isso, os alunos tiveram que confeccionar modelos didáticos de peixes ornamentais e de um aquário.





E por fim, aos alunos do 3 ano do ensino médio, devido estarem no último ano, na educação básica, e por acreditar que a maioria são conectado as tecnologias e mídias sociais, foi sugerido a criação de um blog onde pudessem ir em buscar de informações ligadas ao ensino de zoologia, assim como expor suas dúvidas e opiniões.

Esse blog fica disponível para todas as turmas sendo usado para expor conteúdos ligados ao ensino de Biologia.
Diante do exposto acima, fica claro como o uso de novas metodologias aliadas a tecnologia e a confecção de modelos didáticos, contribuem no processo de ensino aprendizagem, atraindo a atenção  dos alunos para educação e sua formação e estimulando-os na busca do saber, construindo novos conhecimentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário