Diante dessa realidade, o professor ver a necessidade de ultrapassar todos esses obstáculos em nome de uma boa educação, papel que lhe é empregado, e isso requer desse profissional um malabarismo para que se faça bom uso de conceitos, adequados a diversas realidades que se encontra numa escola, assim como de metodologias que atraiam a atenção dos alunos e consequentemente promovam a aprendizagem desses conceitos.
As pesquisas no campo da Zoologia nos remetem a pensar em como ela é posta nas escolas e em especial nas escolas públicas frente ao ensino de Ciências. Os alunos do ensino Fundamental da rede pública na maioria das vezes se deparam com metodologias que nem sempre promovem a efetiva construção do conhecimento. Tampouco lhes são oferecidos mecanismos de compensação por defasagens sociais, que vão desde problemas de natureza familiar ao limitado acesso a livros, sites e outras fontes de conhecimento. Cabe ao educador em Ciências superar tais obstáculos, construindo possibilidades de mudança, ao estimular atividades que priorizem questões de Ciências, e em foco a Zoologia. (Costa, 2014).
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